Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

6ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA (30/11 A 04/12)

 HISTÓRIA: ROMA ANTIGA - PARTE I



GEOGRAFIA: HIDROSFERA E A DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS

E CONTINENTAIS

HISTÓRIA

SEMANA: 30 à 04/12

 

ROMA ANTIGA

INTRODUÇÃO

•          A herança cultural deixada pelos romanos contribuiu para transformá-los no mais importante e influente povo da civilização ocidental.

•          Alguns fatores contribuíram para a ocupação da região:

- os aspectos físicos (Roma está localizada na Península Itálica)

- o solo fértil (facilitava a produção de alimentos)

- ausência de bons portos (isolando relativamente a região)

•          A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império.

MONARQUIA

•          A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.

•          Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.

REPÚBLICA

•          No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes,Plebeus e Escravos.

•          A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo.

•          Lutaram mais de 100 anos contra Cartago nas chamadas Guerras Púnicas e em seguida, ocuparam a Península Ibérica (conquista que levou mais de 200 anos), Gália e o Mediterrâneo Oriental.

•          As conquistas transformaram exército romano em um grupo imbatível.

•          As estradas construídas por toda a península itálica também contribuíram para explicar as conquistas romanas.

•          Os romanos desenvolveram armas e aperfeiçoaram também a técnica de montar acampamentos e construir fortificações.

ATIVIDADE PRPOPOSTA

Fazer um resumo sobre Roma antiga. (2 laudas)

___________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA

 

A HIDROSFERA E A DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS E CONTINENTAIS

Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. Faz parte dessa camada, portanto, tanto os rios, os mares e os oceanos quanto as geleiras e a umidade do ar.


Os oceanos podem ser definidos como imensos corpos de água salgada que ocupam as depressões da superfície da crosta terrestre em nosso planeta. Eles constituem mais de 97% de toda a água que existe no globo, sendo essenciais para o equilíbrio entre a vida na terra e a vida marinha.

Nos oceanos estão as grandes correntes marítimas, que auxiliam na formação de precipitação devido à evaporação das águas em todo o mundo, além de contribuírem para as dinâmicas climáticas nos diferentes lugares da Terra, o que pode ser assustador, como a formação de tufões e furacões.

Oceanos do mundo

Para tornar mais fácil a compreensão sobre os oceanos, a ciência dividiu-os em cinco, levando em consideração sua localização geográfica, e variação climática e de latitude.

Oceano Pacífico: é o maior dos oceanos, com uma aproximada extensão de 146,5 milhões de km². Devido ao seu tamanho, apresenta diferentes condições climáticas e variadas temperaturas. Atinge o oeste da América, o sul da Antártida, a Oceania e o leste asiático.

Oceano Atlântico: considerado o segundo maior oceano, é um divisor natural entre os continentes americano, europeu e africano. Devido à Linha do Equador, é chamado de Atlântico Norte (Hemisfério Norte) e Atlântico Sul (Hemisfério Sul).

Oceano Índico: no ranking de extensão territorial, é o terceiro maior, banhando o leste do continente africano, o sul da Ásia, o oeste da Oceania, e parte da Antártida.

Oceano Glacial Antártico: é localizado no extremo sul do planeta, também conhecido como Oceano Austral. Ele é a junção das águas dos três maiores oceanos do mundo (Pacífico, Atlântico e Índico), que chega até a Antártida.

Oceano Glacial Ártico: localiza-se no Polo Norte do planeta, sendo formado por águas congeladas e/ou águas com baixas temperaturas devido ao ângulo de inclinação da Terra e à baixa insolação nessa região.

A água doce do planeta

Chama-se água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero.

A quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050. Essencial para a vida, a água doce tornou-se um problema em todos os continentes, levando a ONU (Organização das Nações Unidas) a criar, em 1992, o Dia Mundial da Água, com o objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos e fala sobre a importância da água para os seres humanos e para o planeta Terra. 

 

ATENÇÃO!

·         No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 21 (da página 164 à página 167).





4 comentários: