Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

8ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA (30/11 A 04/12)

 

HISTÓRIA: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


GEOGRAFIA: EUA - POPULAÇÃO E MEGALÓPOLES

HISTÓRIA



SEMANA: 30 à 04/11

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O processo de independência do Brasil foi resultado das pressões exercidas pelas cortes portuguesas sobre D. Pedro I, que se tornou regente do Brasil quando seu pai, D. João VI, retornou para Portugal em 1821. As cortes portuguesas haviam sido formadas durante a Revolução Liberal do Porto e pressionavam as autoridades reais por mudanças em Portugal.

•          Essas pressões sobre o regente levaram-no à liderança do processo de ruptura entre Brasil e Portugal. Assim, incentivado por D. Leopoldina e José Bonifácio, o próprio D. Pedro I declarou a independência do Brasil no dia 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga. Seguiu-se, então, uma guerra de independência travada em diferentes partes do Brasil, com combates de baixa intensidade.

•          A independência do Brasil apenas foi de fato reconhecida por Portugal em 1825, após as negociações mediadas pela Inglaterra que previam o pagamento de dois milhões de libras como indenização e a exigência de que o Brasil não reivindicasse, incentivasse ou liderasse a independência de outras colônias portuguesas.

•          Com a independência do Brasil, D. Pedro foi coroado imperador sob o nome de D. Pedro I. Isso fez da nação uma monarquia – a única existente na América Latina após os processos de independência. A escolha pelo regime monárquico foi explicada pelos historiadores como falta de interesse das elites do sudeste brasileiro em realizar as mudanças no quadro socioeconômico que um eventual sistema republicano poderia gerar.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

Fazer um resumo sobre Independência do Brasil (2 laudas)

___________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA

 

ESTADOS UNIDOS – POPULAÇÃO E MEGALÓPOLES

 

Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluripolarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.

São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.

O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos — trens expressos, autopistas e pontes aéreas — sustentam esses fluxos.

A megalópole representa, ao mesmo tempo, concentração e dispersão. Concentração, pois a imensa zona urbanizada forma um mercado consumidor de grandes dimensões, atraindo atividades econômicas diversificadas e de alta capitalização.  Dispersão, visto que o espaço da megalópole, irrigado por meios de transportes e comunicação, oferece alternativas de localização para áreas residenciais e industriais fora dos congestionamentos e problemáticos núcleos metropolitanos. A megalópole não é apenas uma aglomeração de metrópoles, mas também uma coleção de subúrbios.

BosWash é uma megalópole localizada no nordeste dos Estados Unidos. Com população de aproximadamente 50 milhões de habitantes, é a maior megalópole do mundo, e abrange as seguintes metrópoles: Boston, Washington, BaltimoreFiladélfiaNova Iorque.

ChiPitts é uma megalópole localizada no norte dos Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos. Abrange as seguintes metrópoles: Chicago, Detroit, Cleveland, Pittsburgh.

SanSan é uma região metropolitana pertencente ao estado da Califórnia nos Estados Unidos, que vai desde San Diego até São Francisco, pegando consigo grandes cidades como Los Angeles. Seu nome deriva pelo fato que os extremos da megalópole serem cidades que possuem cidades com nomes de santos.

 

ATENÇÃO!

·         No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 15 (da página 138 à página 145).

·   ·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “Os Estados Unidos e sua população” 

(https://www.youtube.com/watch?v=6a48jISRRwU&ab_channel=CanalFutura

___________________________________________________________________________________

ATIVIDADES PROPOSTAS

(Todas as questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. No mapa abaixo, podemos observar a representação de um dos maiores eixos econômicos e populacionais do mundo, chamado de “Bos-Wash”, que aglomera estruturalmente importantes centros urbanos dos Estados Unidos, incluindo várias Cidades Globais.




Na referida representação cartográfica, temos um dos principais exemplos internacionais de:

a) megalópole

b) região metropolitana

c) conjunto metropolitano

d) macrometrópole

 

2. A região onde se concentra a indústria de tecnologia de ponta, nos Estados Unidos, é:

a) Costa Leste

b) Costa Oeste

c) Grandes Lagos

d) Golfo do México. 

 

3. Analise o mapa a seguir.

A urbanização estadunidense acompanhou as fases de industrialização do país e deu origem a amplas malhas urbanas, resultantes da união de várias metrópoles e centros urbanos secundários, cujos limites se interpenetram e formam um corredor urbano. Essas aglomerações recebem o nome de megalópoles. Com base no assunto, assinale a alternativa correta. 
a) A costa leste dos Estados Unidos é abarcada pela megalópole do Vale do Silício. 
b) Chipitts é a megalópole dos Grandes Lagos, e compreende cidades como Chicago e Pittsburg. 
c) A megalópole que vai de São Francisco a São Diego é chamada de Boswash.  
d) Na costa oeste dos Estados Unidos está situada a megalópole que tem Nova York como cidade principal. 
 
4.  Leia o texto a seguir.

Durante os anos de 1960, os Estados Unidos viviam o auge da luta dos negros contra o preconceito e a favor dos direitos humanos. A mobilização possuía diversos ideais deferentes, mas que podiam ser representados por dois grandes líderes: Martin Luther King — pastor estadunidense e líder do Movimento dos Direitos Humanos — e Malcolm X — membro na nação do Islã, uma associação política e religiosa para a melhoria da vida dos afro-americanos e resgate de suas raízes africanas. Embora apresentassem métodos diferentes, ambos tinham o sonho de melhores condições sociais para a população negra nos Estados Unidos.

Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

a) Não existe racismo nos Estados Unidos.

b) O racismo e a discriminação étnica nos Estados Unidos têm sido um grande problema desde a época colonial e escravista do país.

c) A pandemia do novo coronavírus afetou principalmente os brancos nos Estados Unidos, pois os negros são a população que vive em melhores condições de vida no país.

d) Historicamente, os negros sempre foram privilegiados em território estadunidense. 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário