Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 22 de agosto de 2021

8ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 23/08/21

 AGENDA:

LINK DA ATIVIDADE:

https://forms.gle/sA9Fi97YvyZyUoKi8

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipos de Ginástica

Ginástica Competitiva

Características/Objetivos

Reúne modalidades esportivas competitivas e estão ligadas à Federação Internacional de Ginástica – FIG.

Exemplos: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica de Competição, Acrobática e Ginástica de Trampolim.


Ginástica Demonstrativa

Características/Objetivos

Reúne elementos das várias ginasticas, no entanto, não têm a competição como único fim, objetiva também a interação social e a inclusão.

Exemplos: Ginástica geral, também atrelada a FIG, porém com caráter mais participativo e o contorcionismo. 


Ginástica de Condicionamento ou de Academia

Características/Objetivos

Voltadas para a prática de exercícios físicos no intuito de adquirir ou melhorar condições físicas e estéticas.

Exemplos: Musculação, hidroginástica, ginástica aeróbica e suas derivações (jump, combat, step, etc.).


Ginástica Laboral

Características/Objetivos

Desenvolvida no ambiente de trabalho, em tempo reduzido, geralmente 10 a 15 minutos, com objetivos preventivos em primeira instância.

Exemplos: ---


Ginástica Terapêutica

Características/Objetivos

Voltada para prevenção e/ou tratamento de doenças como cardiopatias, asmas, dentre outras.

Exemplos: ---


Ginástica Alternativa

Características/Objetivos

Trabalha a percepção corporal, utilizando-se de práticas corporais alternativas.

Exemplos: Yoga, Pilates e bioenergética.


Exercício

1. No universo da ginástica, de acordo com Souza (1997), Tumbling, é classificada como ginástica de:

A) Demonstração 

B) Reeducação postural

C) Trampolim acrobático

D) Competição 


2. A Ginástica é classificada em duas modalidades, competitivas e não competitivas. Assinale a alternativa correta das modalidades competitivas.

A) Ginástica acrobática, Ginástica localizada, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.

B) Contorcionismo, Ginástica cerebral, Ginástica laboral, Ginástica localizada de academia e Hidroginástica.

C) Ginástica acrobática, Ginástica artística, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.

D) Ginástica laboral, Ginástica artística, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.


3. Segundo Venâncio e Carreiro (2011), “esse tipo de ginástica reúne elementos de todas as modalidades; não tem como única característica a competição, e objetiva também a interação social”. Assinale a alternativa que está relacionada com a definição apresentada:

A) Ginástica laboral

B) Ginástica terapêutica

C) Ginástica demonstrativa

D) Ginástica alternativa


4. Dentro dos campos de saberes da ginástica, enquadra-se como de condicionamento físico a ginástica:

A) Acrobática

B) Localizada

C) Hidroginástica

D) Laboral 


5. Existe uma série de diferentes manifestações nas quais a ginástica pode ser classificada. Sobre essa classificação da ginástica, assinale a alternativa correta.

A) A ginástica de condicionamento físico visa condicionar o corpo para deixá-lo mais saudável e adquirir estética corporal.

B) Ginástica terapêutica é uma modalidade esportiva e competitiva.

C) A ginástica de competição é usada para a prevenção ou tratamento de doenças ou lesões.

D) A ginástica alternativa é uma modalidade esportiva e competitiva.


Link da Atividade on-line: https://forms.gle/sA9Fi97YvyZyUoKi8

7ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 23/08/21

 AGENDA:

LINK DA ATIVIDADE:

https://forms.gle/38wCQj8WwLpnV25N9


EDUCAÇÃO FÍSICA 


Tipos de Ginástica

Ginástica Competitiva

Características/Objetivos

Reúne modalidades esportivas competitivas e estão ligadas à Federação Internacional de Ginástica – FIG.

Exemplos: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica de Competição, Acrobática e Ginástica de Trampolim.


Ginástica Demonstrativa

Características/Objetivos

Reúne elementos das várias ginasticas, no entanto, não têm a competição como único fim, objetiva também a interação social e a inclusão.

Exemplos: Ginástica geral, também atrelada a FIG, porém com caráter mais participativo e o contorcionismo. 


Ginástica de Condicionamento ou de Academia

Características/Objetivos

Voltadas para a prática de exercícios físicos no intuito de adquirir ou melhorar condições físicas e estéticas.

Exemplos: Musculação, hidroginástica, ginástica aeróbica e suas derivações (jump, combat, step, etc.).


Ginástica Laboral

Características/Objetivos

Desenvolvida no ambiente de trabalho, em tempo reduzido, geralmente 10 a 15 minutos, com objetivos preventivos em primeira instância.

Exemplos: ---


Ginástica Terapêutica

Características/Objetivos

Voltada para prevenção e/ou tratamento de doenças como cardiopatias, asmas, dentre outras.

Exemplos: ---


Ginástica Alternativa

Características/Objetivos

Trabalha a percepção corporal, utilizando-se de práticas corporais alternativas.

Exemplos: Yoga, Pilates e bioenergética.


Exercício

1. No universo da ginástica, de acordo com Souza (1997), Tumbling, é classificada como ginástica de:

A) Demonstração 

B) Reeducação postural

C) Trampolim acrobático

D) Competição 


2. A Ginástica é classificada em duas modalidades, competitivas e não competitivas. Assinale a alternativa correta das modalidades competitivas.

A) Ginástica acrobática, Ginástica localizada, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.

B) Contorcionismo, Ginástica cerebral, Ginástica laboral, Ginástica localizada de academia e Hidroginástica.

C) Ginástica acrobática, Ginástica artística, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.

D) Ginástica laboral, Ginástica artística, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.


3. Segundo Venâncio e Carreiro (2011), “esse tipo de ginástica reúne elementos de todas as modalidades; não tem como única característica a competição, e objetiva também a interação social”. Assinale a alternativa que está relacionada com a definição apresentada:

A) Ginástica laboral

B) Ginástica terapêutica

C) Ginástica demonstrativa

D) Ginástica alternativa


4. Dentro dos campos de saberes da ginástica, enquadra-se como de condicionamento físico a ginástica:

A) Acrobática

B) Localizada

C) Hidroginástica

D) Laboral 


5. Existe uma série de diferentes manifestações nas quais a ginástica pode ser classificada. Sobre essa classificação da ginástica, assinale a alternativa correta.

A) A ginástica de condicionamento físico visa condicionar o corpo para deixá-lo mais saudável e adquirir estética corporal.

B) Ginástica terapêutica é uma modalidade esportiva e competitiva.

C) A ginástica de competição é usada para a prevenção ou tratamento de doenças ou lesões.

D) A ginástica alternativa é uma modalidade esportiva e competitiva.


Link da Atividade on-line: https://forms.gle/38wCQj8WwLpnV25N9

6ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA

 AGENDA:

LINK DA ATIVIDADE:

https://forms.gle/d4CkD1oVeLoF4nBHA


EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipos de Ginástica

Ginástica Competitiva

Características/Objetivos

Reúne modalidades esportivas competitivas e estão ligadas à Federação Internacional de Ginástica – FIG.

Exemplos: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica de Competição, Acrobática e Ginástica de Trampolim.


Ginástica Demonstrativa

Características/Objetivos

Reúne elementos das várias ginasticas, no entanto, não têm a competição como único fim, objetiva também a interação social e a inclusão.

Exemplos: Ginástica geral, também atrelada a FIG, porém com caráter mais participativo e o contorcionismo. 


Ginástica de Condicionamento ou de Academia

Características/Objetivos

Voltadas para a prática de exercícios físicos no intuito de adquirir ou melhorar condições físicas e estéticas.

Exemplos: Musculação, hidroginástica, ginástica aeróbica e suas derivações (jump, combat, step, etc.).


Ginástica Laboral

Características/Objetivos

Desenvolvida no ambiente de trabalho, em tempo reduzido, geralmente 10 a 15 minutos, com objetivos preventivos em primeira instância.

Exemplos: ---


Ginástica Terapêutica

Características/Objetivos

Voltada para prevenção e/ou tratamento de doenças como cardiopatias, asmas, dentre outras.

Exemplos: ---


Ginástica Alternativa

Características/Objetivos

Trabalha a percepção corporal, utilizando-se de práticas corporais alternativas.

Exemplos: Yoga, Pilates e bioenergética.


Exercício

1. No universo da ginástica, de acordo com Souza (1997), Tumbling, é classificada como ginástica de:

A) Demonstração 

B) Reeducação postural

C) Trampolim acrobático

D) Competição 


2. A Ginástica é classificada em duas modalidades, competitivas e não competitivas. Assinale a alternativa correta das modalidades competitivas.

A) Ginástica acrobática, Ginástica localizada, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.

B) Contorcionismo, Ginástica cerebral, Ginástica laboral, Ginástica localizada de academia e Hidroginástica.

C) Ginástica acrobática, Ginástica artística, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.

D) Ginástica laboral, Ginástica artística, Ginástica rítmica e Ginástica de trampolim.


3. Segundo Venâncio e Carreiro (2011), “esse tipo de ginástica reúne elementos de todas as modalidades; não tem como única característica a competição, e objetiva também a interação social”. Assinale a alternativa que está relacionada com a definição apresentada:

A) Ginástica laboral

B) Ginástica terapêutica

C) Ginástica demonstrativa

D) Ginástica alternativa


4. Dentro dos campos de saberes da ginástica, enquadra-se como de condicionamento físico a ginástica:

A) Acrobática

B) Localizada

C) Hidroginástica

D) Laboral 


5. Existe uma série de diferentes manifestações nas quais a ginástica pode ser classificada. Sobre essa classificação da ginástica, assinale a alternativa correta.

A) A ginástica de condicionamento físico visa condicionar o corpo para deixá-lo mais saudável e adquirir estética corporal.

B) Ginástica terapêutica é uma modalidade esportiva e competitiva.

C) A ginástica de competição é usada para a prevenção ou tratamento de doenças ou lesões.

D) A ginástica alternativa é uma modalidade esportiva e competitiva.


Link da Atividade on-line: https://forms.gle/d4CkD1oVeLoF4nBHA

9ºANO: PORTUGUÊS 23/08/21

 AGENDA:


PORTUGUÊS


CONCORDÂNCIA NOMINAL

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros.


Exemplo:

Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.


Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras". "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa. E por que "maravilhosas" e não "maravilhoso"? Porque o substantivo está no plural e é feminino, ou seja, tudo muito bem combinado.


  • Regras de Concordância Nominal

1. Adjetivo e um substantivo

O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplo:

  • Que pintura bonita!

 

1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo.

Exemplo:

  • Que bonita pintura e poema!

 

Mas, se os substantivos forem nomes próprios, o adjetivo deve ficar no plural.

Exemplo:

  • Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos é uma composição dos grandes Roberto Carlos e Erasmo Carlos em homenagem à Caetano Veloso.


1.2. Quando há mais do que um substantivo, e o adjetivo vem depois dos substantivos, deve concordar com aquele que está mais próximo ou com todos eles.

Exemplos:

  • Que pintura e poema bonito!

  • Que poema e pintura bonita!

  • Que pintura e poema bonitos!

  • Que poema e pintura bonitos!


2. Substantivo e mais do que um adjetivo

Quando um substantivo é caracterizado por mais do que um adjetivo, a concordância pode ser feita das seguintes formas:


2.1. Colocando o artigo antes do último adjetivo.

Exemplo:

  • Adoro a comida italiana e a chinesa.


2.2. Colocando o substantivo e o artigo que o antecede no plural.

Exemplo:

  • Adoro as comidas italiana e chinesa.


3. Números ordinais

3.1. Nos casos em que há número ordinais antes do substantivo, o substantivo pode ser usado tanto no singular como no plural.

Exemplos:

  • A segunda e a terceira casa.

  • A segunda e a terceira casas.


3.2. Nos casos em que há número ordinais depois do substantivo, o substantivo deve ser usado no plural.

Exemplo:

  • As casas segunda e terceira.


4. Expressões

4.1. Anexo

A palavra "anexo" deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplos:

  • Segue anexo o recibo.

  • Segue anexa a fatura.

 

Mas, a expressão "em anexo" não varia.

Exemplo:

  • Segue em anexo a fatura.


4.2. Bastante(s)

4.2.1. Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplo:

  • Recebemos bastantes telefonemas.

 

4.2.2. Quando tem a função de advérbio, a palavra "bastante" não varia.

Exemplo:

  • Eles cantam bastante bem.


4.3. Meio

4.3.1. Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em gênero e número com o substantivo.

Exemplos:

  • Atrasado, tomou meio copo de leite e saiu correndo.

  • Atrasado, tomou meia xícara de leite e saiu correndo.

 

4.3.2. Quando tem a função de advérbio, a palavra "meio" não varia.

Exemplo:

  • Ele é meio maluco.

  • Ela é meio maluca.


4.4. Menos

A palavra "menos" não varia.

Exemplos:

  • Hoje, tenho menos alunos.

  • Hoje, tenho menos alunas.

Tirinha com exemplo de erro de concordância nominal

 

4.5. É proibido, é bom, é necessário

4.5.1. As expressões "é proibido, é bom, é necessário" não variam, a não ser que sejam acompanhadas por determinantes que as modifiquem.

Exemplos:

  • É proibido entrada.

  • É proibida a entrada.

  • Verdura é bom.

  • A verdura é boa.

  • Paciência é necessário.

  • A paciência é necessária.


Resumo de Concordância Nominal

Resumo das regras de Concordância Nominal


1. (Acafe-SC) Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços:

A entrada para o cinema foi _____, mas o filme e o desenho _____ compensaram, pois saímos todos _____ .


A) caro – apresentado – alegre

B) cara – apresentado – alegre

C) caro – apresentados – alegres

D) cara – apresentados – alegres

E) cara – apresentados – alegre


2. (Ibmec) Assinale a alternativa que preenche de forma adequada e correta as lacunas nas frases abaixo, respectivamente.

I - Seguem _____ às cartas minhas poesias para você.

II - Polvo e lula _____ serão servidos no jantar.

III - Para a matrícula, é _____ a documentação pedida.


A) anexa - frescos - necessária

B) anexas - fresca - necessária

C) anexos - frescos - necessários

D) anexas - frescas - necessária

E) anexas - fresco - necessária


3. (Unemat) Assinale a alternativa em que a concordância nominal está de acordo com a norma-padrão da língua.

A) Encaminho alguns documentos anexo para conhecimento dos projetos institucionais.

B) O menino não era tal qual seus irmãos.

C) Era meio-dia e meio quando as autoridades deram início à solenidade.

D) Tenho menas informação que você sobre o resultado da pesquisa.

E) É necessário a participação dos alunos nos eventos da escola.